Progamas

Atualmente o Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas atua em três programas estruturantes para oferecer suporte aos seus municípios associados:

ProdeSIM – Programa de Desenvolvimento do Sistema Municipal de Turismo

Criado em julho de 2011, este programa tem o objetivo de fornecer consultoria e assessoria técnica para os órgãos municipais de turismo e seus gestores com o intuito de estruturar e manter o Sistema Municipal de Turismo, conforme prevê a Lei 11.771/08, conhecida como Lei Geral do Turismo Brasileiro, o Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e as Resoluções MTur n° 112/13 e 335/14. Compõe esse Sistema Municipal de Turismo um orgão considerado Instancia de Governança Local, que também tem a função de fórum de debates e ações turísticas: o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo. Também fundamental para o desenvolvimento do SMT, está a Lei que estabelece a Política Municipal de Turismo e seu complemento executivo, o PMDTS – Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo Sustentável, que por sua vez, é considerado a bússola que norteia os rumos do turismo de cada localidade associada. Para que seja possível executar o que o PMDTS estipula, tem-se o Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR, que tem por finalidade gerir os recursos e fomentar as políticas públicas, financiando e tornando-as viáveis e factíveis. Essas ferramentas que compõe o SMT interagem entre si e são inexequiveis e inoperantes sem que uma esteja afinada e harmonizada com a outra. Através da boa execução das atividades pautadas no SMT é que os municípios do Circuito das Malhas vem conseguindo lograr êxito na habilitação do ICMS Turístico que já garante repasses financeiros para a execução das ações turísticas locais.

ProInvTur – Programa de Auxílio ao Inventário da Oferta Turística

Outra ferramenta essencial e obrigatória aos municípios turísticos, tanto pelo Ministério do Turismo (MTur) quanto pela Secretaria de Estado do Turismo (SETES), o Inventário da Oferta Turística tem por princípio mapear minuciosamente as potencialidades e as ofertas turísticas efetivas dos municípios. Os municípios associados ao Circuito das Malhas recebem suporte técnico para poderem elaborar e/ou atualizar seus Inventários da Oferta Turística – InvTur, e assim ficarem em dia com as exigências dos órgãos governamentais das esferas superiores, ao mesmo tempo que consegue obter informações substanciais e valiosas para a formatação do sistema de informações a serem disponibilizadas aos turistas.

Programa de Revitalização Estratégica

Iniciado em 2012, o Programa de Revitalização Estratégica busca reposicionar o Circuito Turístico das Malhas dentro do mercado turístico, através de esforços de marketing, reposicionamento da marca, ações de propaganda e preparação de novos roteiros formatados para fortalecer a imagem do Circuito no mercado emissor ao mesmo tempo que fortalece a inter-relação entre os associados.